- Ano: 2015
-
Fotografias:Zhou Ruogu/Savoye Photographer
Descrição enviada pela equipe de projeto. Songyang é bem conhecida pela sua paisagem pitoresca e mais de cem aldeias antigas no sudoeste de Zhejiang. Há um número considerável de aldeias vizinhas com campos de chá verde, a principal atração turística em Songyang. Foram solicitados uma série de espaços públicos e instalações em Damushan com o propósito de lazer e descanso para as aldeias locais, agricultores de chá e turistas.
O Pavilhão de Bambu começou com uma série de pavilhões e plataformas, não apenas para cumprir com um propósito funcional diferente, mas também para respeitar o contexto local da aldeia e o entorno ecológico dos campos de chá. Dois tamanhos de cubos diferentes, de 6,6 m e 5,1 m em cada lado, abrigam um número considerável de diferentes tipos de atividades. As coberturas inclinadas, em ângulos de 30°, 45° e 60°, são uma resposta aos longos trechos de montanhas no horizonte.
O uso do bambu local como material gerou uma estrutura leve e de fácil construção. Uma estrutura integrada de teto e paredes composta por bambus de diâmetros de 100 mm - 120 mm. As vigas de bambu formam um sistema estrutural triangulado nas quatro esquinas de cada unidade quadrada, que são convertidas num sistema maior suficientemente estável para sustentar o teto através de cada plataforma de 5,1 m e 6,6 m.
Na parte superior da cobertura, os quatro lados inclinados se unem para formar uma claraboia. A disposição das colunas de bambu é predeterminada pela compressão e tensão estrutural própria do pavilhão, com um gradiente de densidade. O padrão é coerente com o sistema reticular do teto, alongando as linhas verticais para o pavilhão.
A grelha da cobertura utiliza bambus de lei de 40 mm a 50 mm de diâmetro que são diferenciados da estrutura para responder às linhas horizontais dos campos de chá.
As plataformas elevadas com pavimentos de bambu, ondulam sobre ou sob a superfície dos arbustos de chá, gerando áreas públicas abertas ou fechadas entre os campos.
O custo total do pavilhão de bambu é de U$ 25000. Seu período de construção foi de oito semanas. Este projeto poderia ser um protótipo para introduzir em campos de chá de Damushan, novos espaços e instalações públicas.